segunda-feira, 6 de maio de 2013

Introdução e desenvolvimento de Auditoria

     Relevância da Auditoria

     Não basta apenas verificarmos a contabilidade de uma empresa, nós precisamos identificar se aquilo que esta pontuado ali nos demonstrativos financeiros realmente expressão a verdade.

     Desta forma, aplicamos uma ferramenta que chamamos de Auditoria, esperando que esta possa fornecer aos gestores informações suficientes para evitar situações de fraudes...

     Contabilidade:

     Tem como objetivo auxiliar e informar ao administrador a evolução do seu patrimônio, sendo uma ferramenta de gestão, já a Auditoria, é uma ferramenta de contabilidade, a fim de testar e verificar a Eficiência e Eficácia da utilização do patrimônio da empresa.

     "Para mensurar a adequação e a confiabilidade dos registros e as Demonstrações Contábeis, a técnica adequada é a auditoria, que consiste no exame de documentos, livros e registros, inspeções, obtenção de informações e confirmações internas e externas, existindo normas apropriadas de procedimento, de acordo com princípios fundamentais e normas de contabilidade, aplicados de maneira uniforme."

                                                                                                                   Ernesto Marra e Hilário Franco

     Fundamentos e objetivos da Auditoria

     É a emissão de uma opinião fundamentada, por uma pessoa independente com capacidade técnica e profissional suficiente para emiti - la, tendo como objetivo examinar demonstrações financeiras, processos e documentos.

     "O termo auditoria tem sido empregado para diferentes tipos de atividades, mas com a mesma finalidade, qual seja a de um especialista em sua área de atuação com vistas a emissão de uma opinião. Essa opinião tem de estar abalizada e ser correta, não se permitindo a emissão de uma opinião sem que tenham sido obtidos os elementos comprobatórios que atestem a veracidade de certa afirmação."

                                                                                                                                               William Attie