quarta-feira, 10 de abril de 2013

Auditoria



     A essência da atividade de auditoria, que se perpetua desde o início de sua aplicação até hoje, é evitar ou minimizar possíveis fraudes, desvios ou mesmo simulações dos negócios, para que gestores, investigadores, governo e funcionários tomem decisões pautadas em informações confiáveis.

     É por meio do conhecimento da auditoria que se pode formar uma visão mais crítica do funcionamento da empresa ou de um determinado setor, permitindo que se responda a uma série de questões que envolvem os aspectos operacionais ou financeiros da organização.

     A eficiência operacional, que é produzir maximizando a utilização dos recursos internos proporcionando maior produtividade, não é o único requisito necessário para que a empresa seja competitiva. A eficácia operacional é um pressuposto, visto que, se a empresa não possuir um mínimo de eficácia operacional, que é ter seus produtos e serviços valorizados pelos clientes, não será competitiva e estará sucumbindo diante da concorrência.

     Os desafios que os executivos e administradores enfrentam devem ser traduzidos em desenvolver boas estratégias que permitam criar, produzir e distribuir produtos com rapidez e inovação, obrigando – os a formularem planos e processos que sejam adequados às novas realidades. Para que se possa identificar essas mudanças, faz – se necessário um constante controle por meio de ferramentas que mensurem se o que foi planejado está sendo ou não realizado.

     A opinião técnica independente adequada para a verificação dos fatos e atos empresariais é a auditoria, prática que permite verificar, por meio de um minucioso e sistemático exame, se os objetivos e alterações patrimoniais têm ocorrido de forma eficiente, eficaz e adequada ao planejamento e aos objetivos da organização.

     A contabilidade foi a primeira disciplina desenvolvida para auxiliar e informar ao administrador, sob a ótica estática e dinâmica, a evolução do seu patrimônio.

     Objetivo da auditoria

      A finalidade estabelecida para uma auditoria é a emissão de uma opinião fundamentada, por uma pessoa independente, porém com capacidade técnica e profissional suficiente para emiti –lá. O objetivo a ser examinado pode ser apresentado de diversas formas, como um saldo contábil, um documento, um formulário