A essência da atividade de auditoria, que se perpetua desde
o início de sua aplicação até hoje, é evitar ou minimizar possíveis fraudes,
desvios ou mesmo simulações dos negócios, para que gestores, investigadores,
governo e funcionários tomem decisões pautadas em informações confiáveis.
É por meio do conhecimento da auditoria que se pode formar
uma visão mais crítica do funcionamento da empresa ou de um determinado setor,
permitindo que se responda a uma série de questões que envolvem os aspectos
operacionais ou financeiros da organização.
A eficiência operacional, que é produzir maximizando a
utilização dos recursos internos proporcionando maior produtividade, não é o
único requisito necessário para que a empresa seja competitiva. A eficácia
operacional é um pressuposto, visto que, se a empresa não possuir um mínimo de
eficácia operacional, que é ter seus produtos e serviços valorizados pelos
clientes, não será competitiva e estará sucumbindo diante da concorrência.
Os desafios que os executivos e administradores enfrentam
devem ser traduzidos em desenvolver boas estratégias que permitam criar,
produzir e distribuir produtos com rapidez e inovação, obrigando – os a
formularem planos e processos que sejam adequados às novas realidades. Para que
se possa identificar essas mudanças, faz – se necessário um constante controle
por meio de ferramentas que mensurem se o que foi planejado está sendo ou não
realizado.
A opinião técnica independente adequada para a verificação
dos fatos e atos empresariais é a auditoria, prática que permite verificar, por
meio de um minucioso e sistemático exame, se os objetivos e alterações
patrimoniais têm ocorrido de forma eficiente, eficaz e adequada ao planejamento
e aos objetivos da organização.
A contabilidade foi a primeira disciplina desenvolvida para
auxiliar e informar ao administrador, sob a ótica estática e dinâmica, a
evolução do seu patrimônio.
Objetivo da auditoria