domingo, 10 de março de 2013

Marketing Estratégico: Conceitos


     Conceitos compreendidos no Marketing Estratégico

     A origem do termo estratégia remonta ao grego, "strategía", aplicada ao planejamento e execução de operações militares, com vista a alcançar determinados objetivos. Na administração, de forma idêntica, a palavra é empregada para definir o curso de ação que possibilite às organizações atingirem seus objetivos.

     Planejamento Estratégico:

     Técnica administrativa que objetiva manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente, identificando oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos para o cumprimento de sua missão.

     Administração Estratégica:

     Processo contínuo e interativo que visa capacitar a organização de forma a permitir que as tomadas de decisões estejam de acordo com as decisões estratégicas.

     Decisão Estratégica:

     É toda aquela que resulta numa nova maneira de distribuir ou utilizar os recursos básicos da empresa; nem toda decisão estratégica é de longo prazo, embora seja, necessariamente, de longo alcance. Envolve portanto, os escalões superiores da organização.

     Outro aspecto a ser considerado, diz respeito às atribuições de responsabilidade entre os diversos níveis organizacionais:

     Estratégico: Orienta o foco e a direção a ser seguida pela organização, adaptando - a ao ambiente de Marketing, geralmente conduzido pela alta administração (Presidência, Conselho de administração e Direção).

     Tático Administrativo: Atribuições dos escalões intermediários (Gerência), compreende a coordenação, planejamento, implementação e controle de planos formulados em cada uma das áreas de competência, com  vista ao cumprimento do direcionamento estratégico proposto no nível anterior.

     Operacional: Implementação das ações necessárias ao cumprimento das decisões estratégicas definida nos níveis anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário