domingo, 10 de março de 2013
Marketing Estratégico: Conceitos
Conceitos compreendidos no Marketing Estratégico
A origem do termo estratégia remonta ao grego, "strategía", aplicada ao planejamento e execução de operações militares, com vista a alcançar determinados objetivos. Na administração, de forma idêntica, a palavra é empregada para definir o curso de ação que possibilite às organizações atingirem seus objetivos.
Planejamento Estratégico:
Técnica administrativa que objetiva manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente, identificando oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos para o cumprimento de sua missão.
Administração Estratégica:
Processo contínuo e interativo que visa capacitar a organização de forma a permitir que as tomadas de decisões estejam de acordo com as decisões estratégicas.
Decisão Estratégica:
É toda aquela que resulta numa nova maneira de distribuir ou utilizar os recursos básicos da empresa; nem toda decisão estratégica é de longo prazo, embora seja, necessariamente, de longo alcance. Envolve portanto, os escalões superiores da organização.
Outro aspecto a ser considerado, diz respeito às atribuições de responsabilidade entre os diversos níveis organizacionais:
Estratégico: Orienta o foco e a direção a ser seguida pela organização, adaptando - a ao ambiente de Marketing, geralmente conduzido pela alta administração (Presidência, Conselho de administração e Direção).
Tático Administrativo: Atribuições dos escalões intermediários (Gerência), compreende a coordenação, planejamento, implementação e controle de planos formulados em cada uma das áreas de competência, com vista ao cumprimento do direcionamento estratégico proposto no nível anterior.
Operacional: Implementação das ações necessárias ao cumprimento das decisões estratégicas definida nos níveis anteriores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário