segunda-feira, 26 de março de 2012

Administração do Tempo

Escrito por christianbarbosa em: ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO, REFLEXÃO | Tags: ,  , matéria da Revista Você S/A. 


"Eu tenho feito muito essa pergunta para as pessoas toda vez que tenho a oportunidade. Uma leitora me enviou um e-mail interessante sobre esse assunto e que pode ser algo que também esteja acontecendo com você:
      “…quando eu chego aqui na empresa, começo a planejar as coisas que vou fazer. Crio tarefas no Outlook, deixo tempo vago, mas chega no meio do dia e já me perdi completamente. Chego no fim do dia, não fiz nada do que me planejei, fico com a maior sensação de frustração, cansada, com dor de cabeça e no dia seguinte já fico decepcionada porque tudo vai começar novamente. Fiquei pensando na pergunta que você me fez e acho que o problema não é só com a segunda, é com a terça, a quarta, quinta, etc. “
      Eu perguntei para essa leitora se ela gostava da segunda-feira. Eu fiz a mesma pergunta para pessoas que conseguiram entrar no status de “pessoas de alta performance” (baseado em um estudo estatístico de performance). Em todas as gravações que faço da Agenda do CEO para a Você S/A, eu pergunto aos executivos que se tornaram Presidentes, se eles gostam da segunda-feira.
      Não fiz nenhum estudo aprofundado sobre o assunto, mas posso dizer que em 85% dos casos, as pessoas que amam a segunda-feira têm resultados superiores, se comparado às pessoas que não gostam da segunda-feira.
      A segunda-feira é o símbolo do primeiro dia de trabalho da semana, mas para alguns será o primeiro dia do martírio semanal, já para outras, o primeiro dia da realização de seus sonhos, para alguns o primeiro dia para buscar novas oportunidades ou o primeiro dia de problema da semana.
      Claro que tem segundas-feiras que não serão tão boas assim e às vezes até darão uma pontinha de aflição. O problema começa, quando, depois que acaba o Fantástico (ou o BBB), surge um desespero, uma angústia, uma tristeza pelo dia seguinte. Quem não gosta de nenhuma segunda-feira precisa parar um pouco para refletir sobre a sua vida. É de segunda a sexta que você faz seus sonhos saírem do lugar, poucas pessoas fazem isso no final de semana.
     Encare que você passa a maior parte da sua vida no papel profissional. Ficar com este estado de tristeza, desespero ou de conformismo na segunda-feira só piora o seu dia-a-dia! Aí não tem motivação, gestão de tempo ou programa de incentivo que dê jeito!
Tem gente que culpa a empresa, o cargo, o cliente, o tempo, o trânsito por esse estado “cadavérico” que vive na segunda-feira, o que é pior ainda. Estas pessoas costumam transferir para terceiros a sua própria incapacidade de mudar, de fazer diferente, de buscar alternativas.
       Para este perfil, a gestão do tempo será inútil, porque todo o tempo que ele poderia escolher priorizar o importante, fica abarrotado de urgências e coisas circunstanciais, e neste caso é melhor se conformar ao invés de mudar. O seu poder de escolha, planejamento, pró-atividade fica minimizado.
      Talvez você esteja passando por essa crise agora, talvez você esteja sobrevindo ai na empresa enquanto lê este e-mail. Talvez a sua segunda seja tão insuportável que você está a ponto jogar tudo para o alto.
      E se você chegou neste ponto porque não ser honesto com você mesmo e tomar uma atitude? A pior coisa que podemos viver é a auto-hipocrisia. O Brasil vive um momento singular na história, uma época de emprego praticamente pleno em diversos setores. Nunca foram criadas tantas vagas e também oportunidades para empreender. Esse é o melhor momento para buscar uma nova alternativa, algo que te faça feliz e que ajude a empresa a ser mais eficiente também!
      Se você é líder, pergunte à sua equipe se eles gostam da segunda-feira. Faça algo que permita respostas anônimas, se necessário! Obter 100% de pessoas que amam a segunda-feira vai ser impossível. Seu foco é trabalhar de forma positiva com os que não gostam e são importantes para tornar seu trabalho mais agradável e por conseqüência a sua própria produtividade e auto-motivação.
      Eu amo a segunda-feira, é o primeiro dia da semana para realizar minhas metas! Eu fico ansioso pela segunda e também pela sexta, pelo fim de semana com a minha família. Eu amo o que faço, e isso me permite criar resultados de forma equilibrada.
Você não precisa amar a segunda, mas pode gostar do que ela representa. Se não gosta, basta se perguntar: Até quando vou ficar sobrevivendo com algo que não gosto? Até quando vou gastar meu tempo à toa?
     Uma feliz semana!

Rafinha Bastos


     Assisti ontem a entrevista de Rafinha Bastos, e mais uma vez é muito sensato o que ele diz e os cuidados que muitos de nós não temos ao assistir a uma apresentação de um humorista, cujo a linha de pensamento, é muita das vezes, além do que muitos possam acompanhar, e quando isto acontece, gera polêmicas.

A major international conference focusing on solutions to the global sustainability challenge.

Planet Under Pressure 2012

http://view6.workcast.net/?pak=8051301437434580&cpak=5876441157257134

domingo, 25 de março de 2012

Renato Aragão


     Dom já nasce com a pessoa.

Risadaria...quanta besteira

Tecnologia



Clique na imagem, para visualizar melhor.

     Construir plantas de energia solar elétrico, co-proprietário de uma série de instalações de energia na Califórnia com Dynegy - um equipamento de energia que foi pego em um litígio longo prazo sobre alguns contratos antigos com a energia do estado.

     Disputa jurídica tornou-se problema NRG, em 2006, depois que adquiriu a participação majoritária da Dynegy em parceria - um problema que está por apimentar, com 200 estações de carregamento rápido EV.

     A liquidação 120 milhões dólares promete criar empregos, investir na economia do estado e dar capacitação profissional para manutenção das estações e equipes de instalação.

     O negócio ainda é mutuamente benéfico - Os carregadores de veículos extras será executado em sua própria rede eVgo com base em taxa, depois de tudo. Governador Jerry Brown chama a liquidação, o início de um "círculo virtuoso", que irá impulsionar as vendas EV para o estado, o que por sua vez, os investidores, para expandir infra-estrutura de carregamento da Califórnia, o que, é claro, vender mais carros. 

sábado, 24 de março de 2012

Sinal de Humildade...

O cara é muito bom mesmo...

Jefferson, Mara & Suelen

Perguntas sem respostas:

   Quem é o dentista do tocador Jefferson?

   Este dentista é parente do dentista da Suelen?

   Quando a Mara levanta do sofá, que barriga é aquela?

   Que vassoura era aquela?

   Qual o motivo de não levar este "grupo" para o Programa do Faustão no domingo?


Observação: no início do vídeo, a frase " Para nossa Alegria"
                                                                 *--------------*

Sábadão e Filmes Completos Gratuitos

http://www.crackle.com.br/

quarta-feira, 21 de março de 2012

Sugestões de Vinhos

VINHOS ITALIANOS DA TOSCANA E ABRUZZOS

São vinho importados pela Mercovino, e que compreendem duas regiões muito próximas entre si: a Toscana, famosíssima pelo Chianti, Brunello, Vin Santo, Vino Nobile di Montepulciano, e os Abruzzos, em que a casta Montepulciano é a rainha dos tintos. Deverá ser ótima oportunidade para conhecermos melhor estas duas áreas da eterna Itália.

1. Vini Mateucci Valoniera Pecorino IGT (branco) 2008

2. Rocca di Castagnoli Mollino delle Balze Toscana IGT Chardonnay 2009

3. Vini Mateucci Ninfea Cerasuolo (Abruzzos, rosé) 2008.

4. Vini Mateucci Ninfea Montepulciano D’Abruzzo (Abruzzos, tinto) 2007.

5. Fattoria Le Casalte Rosso di Montepulciano (Toscana, tinto) 2006.

6. Rocca di Castagnoli Chianti Clássico Tenuta di Capraia DOCG (Toscana, tinto) 2007.
7. Fattoria Le Casalte Vino Nobile di Montepulciano DOCG (Toscana, tinto) 2005.

Eis o cardápio para acompanhar:

Salada de folhas ervas e cogumelos

Moqueca assada de linguado com camarões
Farofa amarela com pipoca selvagem
Arroz branco

Polenta ao ragu de carne
Arroz branco

Creme de apaya com cassis

terça-feira, 20 de março de 2012

Três coisas que seu consultor financeiro nunca disse sobre estar endividado

    
     Eu tenho estudado bastante educação financeira já faz uns dois anos. Depois de ler o famoso livro “Pai Rico, Pai Pobre”, do Robert Kiyosaki, assumi que o lema para minha vida seria “fazer o dinheiro trabalhar para mim”.

     Paralelamente, tenho estudado também maneiras possíveis de sair das dívidas, pois eu mesmo passei por essa situação. Sim, eu fiz uns investimentos de risco e ganhei muita experiência com isso (em outras palavras, perdi dinheiro!). Por isso, estou focando em minhas finanças pessoais para buscar a liberdade em termos financeiros.

     O mais curioso nessa situação é que tenho visto a dívida do ponto de vista do endividado. Uma coisa é seu consultor financeiro te ajudar a decidir o que fazer, pois a visão de mundo dele é de uma pessoa com “as contas em dia”, equilibradas; outra é você conseguir colocar em prática todos os passos propostos, com todas as dificuldades que a restrição na renda te impõe (sair menos, corte de supérfluos etc.).

     Por isso, venho aqui destacar três pontos importantes que você provavelmente não ouviu em nenhum outro lugar sobre como estar endividado e sair do buraco.

     1. Você provavelmente está ganhando menos que o necessário

  Vamos dizer que você tenha cansado perder dinheiro para o banco e operadoras de cartão de crédito todo mês. Daí você decide se educar financeiramente, procura livros sobre o tema, vai a encontros, frequenta blogs e começa a colocar os conceitos em prática. Mas, por mais que você corte supérfluos e faça sacrifícios, a conta do mês nunca fecha. Parece familiar?

  Bem, as chances são grandes de que você esteja ganhando menos que o necessário para se manter com o mínimo possível. Veja, grande parte das dicas da educação financeira são voltadas para pessoas com maus hábitos de gasto, o que deixa implícito que as pessoas ganham o suficiente, mas gastam mal.

  Mas, quase nenhum material é voltado para pessoas que ganham menos do que precisam, pois o problema deixa de ser de educação financeira e passa a ser de educação profissional. Então, o que você pode fazer? É um tema delicado, pois envolve suas aspirações e planos de vida. Algumas ideias de coisas que você pode fazer:

             Trabalhar horas extras. De preferência, em um ritmo pesado (várias horas por semana), mas por um tempo limitado, de modo que possa levantar uma quantia que faça grande diferença no final do mês. Aqui, a ideia-chave é que você se sacrifique por um período determinado – ou corre o risco de virar escravo do emprego e prejudicar sua saúde/qualidade de vida;

             Começar um negócio próprio nas horas vagas. Você não precisa investir dinheiro para começar o próprio negócio. Hoje, com a popularização da Internet e as várias ferramentas gratuitas de qualidade, você pode colocar um site no ar com menos de 100 reais por ano. As possibilidades são imensas: um blog sobre sua expertise, uma loja virtual, sites voltados a ganhar dinheiro com propaganda e por ai vai. Para mais informações, recomendo o livro “Vai Fundo”, do Gary Vaynerchuk;

             Começar uma consultoria. Não importa em qual área você trabalhe, há sempre a possibilidade de fornecer consultoria. Quaisquer que seja sua expertise ou problemas que saiba resolver, com certeza há alguém lá fora inclinado a pagar por esse conhecimento. Aqui, o importante é ter uma grande rede de contatos e saber utilizá-la bem.

     2. Você pode ter alcançado o limiar da miséria

  É interessante como os conceitos mais curiosos vem de áreas de estudo que nem imaginamos. Por exemplo, em um livro sobre pôquer, o “Poker Tells”, do Mike Caro (ainda sem tradução para português), ele introduz um conceito interessante: o limiar da miséria.

  Aqui não falo de miséria como “condição financeira extremamente desfavorável”, mas em um sentido psicológico de sofrimento. Quando estamos passando por uma situação desagradável, seja falta de condicionamento físico, problemas amorosos ou mesmo dívidas financeiras, há um limite de dor que podemos suportar. Ao romper esse limite, simplesmente paramos de sentir dor; a situação para de nos incomodar.

  O problema é que, embora a situação não nos incomode mais, ela ainda existe. Então, a partir desse momento ela continua piorando, sem controle, pois sai de nossa supervisão. Por exemplo, vamos dizer que você esteja fora de forma e a barriga comece a crescer. Ela cresce, você fica preocupado, mas não age em cima disso, pois a solução requer um esforço muito grande para você (deixar de comer bobagem, se exercitar etc.).

  Enquanto a situação piora, você vai ficando cada vez mais preocupado. Se você não age, em determinado momento seu cérebro começa a achar que a situação não tem mais cura e “entrega os pontos”. Mesmo sabendo que existe um problema, não há mais dor, não há mais preocupação. A barriga vai continuar crescendo e você não vai mais ficar tão chateado. Complicado, não?

  O mesmo processo pode ocorrer com suas finanças. Se você não age no problema logo, por mais sacrifício que essa ação exija, você pode alcançar seu limiar e ver a situação sair do controle facilmente. Você terá pensamentos como: “Eu vou comprar isso, sim, afinal não vou conseguir pagar a dívida do banco mesmo”. E ai a coisa vai “ladeira abaixo”.

  Caso você tenha achado tudo isso familiar, agora entende por que nunca conseguiu colocar seus programas e planilhas para funcionar. A questão é que você não acreditava ser possível. Agora que você conhece esse efeito, é importante estudá-lo a fundo e identificar as situações em que ele surge para que você corte os pensamentos assim que eles aparecerem.

     3. Suas finanças podem ter se tornado seu campo cego

  Um outro problema psicológico parecido que você pode estar enfrentando é a existência de “campos cegos” (tradução livre para “Ugh Fields”).

  Voltemos ao exemplo da pessoa com má condição física. Outro cenário possível – e mais comum do que você imagina – é a pessoa começar a dieta/tratamento, mas perceber então que esse caminho requer um sacrifício muito grande. Assim, ela termina associando dor ao processo/solução. Com o tempo, apenas ao pensar em “não comer chocolate” ou “frequentar academia”, essa pessoa sentirá dor.

  Assim, como um mecanismo de autodefesa, o cérebro dela simplesmente ignorará o condicionamento físico, de modo a fugir da dor. Sempre que alguém falar com ela sobre isso, ela irá fugir do assunto; se ela vir algo na TV, ela mudará de canal. Haverá o surgimento de um verdadeiro ponto cego.

  Tudo isso pode acontecer com suas finanças. Por “sair do vermelho” ser um processo difícil, o surgimento do campo cego é algo possível. Faça uma reavaliação de como você se sente em relação à situação, como tem se comportado em direção a isso nos últimos tempos e obterá algumas respostas. Para leitura adicional, você pode ir aqui e aqui (em inglês).

  Tomara que você consiga mudar. Eu consegui!

  Despeço-me na expectativa sincera de que essas dicas te ajudem de alguma maneira. Se forem o vetor de mudança para te tirar do vermelho, você terá feito meu dia. O importante é agir e não deixar-se dominar pelo comodismo e pela “zona de conforto”.

  Você, que já conseguiu sair de situações difíceis, que tipo de conselho gostaria de ter recebido na época? Compartilhe-o conosco no espaço de comentários. Até mais!

Este artigo foi escrito por Paulo R. Ribeiro.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Entrevista com Thalita

Hoje, a entrevista é com a grande e honrosa pessoa, cujo a simplicidade que expõe seus conhecimentos, demonstram tão quanto é grande é sua sabedoria. Com vocês, a nossa grande amiga, Thalita.


1)      Nesta nova vida de Casada, o que de bom, você gostaria de passar para os casais, que pensam e tem planos em casar.

      Olha Thiago, casamento não é uma coisa muito fácil, mais é uma coisa maravilhosa!!! A base do relacionamento é respeito e confiança, pra dar certo tem que ter compreensão, amor, carinho e muito respeito! É maravilhoso poder chegar depois de um dia cansativo de serviço e saber que a outra pessoa vai estar lá te esperando, e você saber que sempre vai ter um amigo a quem confiar te esperando de braços abertos, saber que pode contar com aquela pessoa para o que precisar, saber que ela sempre vai estar do seu lado, poder dormir abraçadinho em um dia de chuva, acho que isso é o melhor do casamento!

2)      Uma das grandes qualidades que você possui, é ser muito inteligente. O que faz para manter tanto conhecimento em tão pouco tempo de vida?

      Desde criança a minha mãe me ensinou que devemos ler muito, e confesso mesmo não gostando muito de ler, eu lia porque sabia que conselho de mãe não deve ser tão ruim assim, e com o passar dos anos fui tomando o gosto pela leitura, então hoje eu leio bastante, procuro ler um livro por mês, a leitura abre a mente, relaxa, nós faz viajar mesmo estando em casa. Mas não me acho um pessoa tão inteligente, mas sou esforçada e gosto de aprender, sempre que posso converso com pessoas que sabem mais do que eu sobre determinados assuntos, pois acho que nós devemos saber tudo de alguma coisa, e alguma coisa sobre tudo!!

3)      As pessoas colhem o que plantam, já dizia alguns ditados antigos. O pretende colher, em 2014? Qual conselho sugere para as pessoas, que buscam em 2014, ter seus planos realizados?

      Engraçado você ter tocado nesse ano de 2014, pois é o ano que pretendo ter filhos! Para o plano da maternidade, tem algumas coisa que ainda quero fazer para realiza-lo com sucesso, nesse ano quero terminar de construir a minha casa, ano que vem fazer a minha pós graduação e em 2014 pretendo (se Deus me permitir) engravidar do meu primeiro herdeiro (primeiro de muitos, rsrs.). Eu acho que tudo na vida tem que ter planejamento, independente do que você deseja, então o que eu posso dizer é que se deve analisar todos os fatores que te ajudaram e te atrapalham nos seus planos, para que quando eles aparecerem você já esteja preparado.

4)      Sabemos que com a evolução dos tempos, o conhecimento sobressai a força, talvez este seja um dos grandes motivos pela grande evolução das mulheres, que hoje coordenam em modo geral, e ontem eram coordenadas. Em seu ver, quem dominará o mundo daqui 50 anos?

      As mulheres claro (rsrs). Brincadeiras aparte, eu realmente acho que as mulheres tem tomado um espaço muito grande perante a sociedade e isso só vem crescendo cada vez mais, eu acho que as mulheres já dominam o mundo de uma forma ou de outra, lutaram pelos seus objetivos e hoje estamos aqui ocupando cargos que antigamente eram de homens!


5)      Nesta época de eleições para Prefeitos, você, em sua cidade, caso fosse eleita, qual seria seu plano de ação para que, em 4 anos, pudesse mudar (crescimento), 40 anos em 4?

      Investiria em novas industrias para a cidade, para poder gerar mais emprego e consequentemente crescimento pra cidade!

6)      Lei da sabedoria infantil. Quais suas melhores lembranças quanto tinha:

- 04 anos: Minha festa de aniversario!!

- 06 anos: As primeira amizade aqui em Três Corações

- 08 anos: A morte do meu Avô que me faz tanta falta até hoje!

- 14 anos: As amizades do colégio, que me fazem muita falta também!

- 18 anos: Faculdade

- hoje: Poder olhar pra trás e ver que teria feito tudo igual!

7)      Com apenas uma palavra ou frase, conceitue o que estas palavras abaixo, significam para você:

- Madre Thereza: Sinônimo de caridade e bondade

- Getúlio Vargas: Marco para o Brasil

- Monteiro Lobato: Minha infância!

- Apocalipse: Será que existe???

- Facebook: A rede social do século!


8)      Nos indique um Livro, que você considera tão bom, que se o mundo inteiro tivesse lido este, o mundo seria mais humano e menos capitalista.

      Sem sombra de duvidas a Bíblia! Muita gente não acredita, acha que a Bíblia tem mais interesse políticos do que religiosos, pode até ser, mais se seguíssemos o que realmente está lá o mundo seria mais humano.




  Muito obrigado por compartilhar conosco, um pouco sobre sua vivência, e nos ensinar com poucas palavras, como é bom recordar o passado sem deixar de viver o presente, pensando e planejando sempre o futuro.


sexta-feira, 16 de março de 2012

Não Faz Sentido! - Políticos

Passa o tempo, mas a cultura permanece...
Este vídeo foi para eleição de Presidente, acredito que vale a pena para a eleição dos Prefeitos deste ano, e se duvidar, servirá para as próximas eleições daqui uns 15 anos, se não mudarmos nossa forma de pensar e agir, em relação a Politic...

Uma fábula a álcool

Era uma vez, um país que disse ter conquistado a independência energética com o uso do álcool
feito a partir da cana de açúcar.
Seu presidente falou ao mundo todo sobre a sua conquista e foi muito aplaudido por todos.
Na época, este país lendário começou a exportar álcool até para outros países mais desenvolvidos.
Alguns anos se passaram e este mesmo país assombrou novamente o mundo quando anunciou que
tinha tanto petróleo que seria um dos maiores produtores do mundo e seu futuro como exportador
estava garantido.
A cada discurso de seu presidente, os aplausos eram tantos que confundiram a capacidade de pensar
de seu povo.
O tempo foi passando e o mundo colocou algumas barreiras para evitar que o grande produtor invadisse seu mercado. Ao mesmo tempo adotaram uma política de comprar as usinas do lendário país, para
serem os donos do negócio.
Em 2011, o fabuloso país grande produtor de combustíveis, apesar dos alardes publicitários e dos discursos inflamados de seus governantes, começou a importar álcool e gasolina.
Primeiro começou com o álcool, e já importou mais de 400 milhões de litros e deve trazer de fora neste ano um recorde de 1,5 bilhão de litros, segundo o presidente de sua maior empresa do setor, chamada Petrobras Biocombustíveis. Como o álcool do exterior é inferior, um órgão chamado ANP (Agência Nacional do Petróleo) mudou a especificação do álcool, aumentando de 0,4% para 1,0% a quantidade
da água, para permitir a importação. Ao mesmo tempo, este país exporta o álcool de boa qualidade a um preço mais baixo, para honrar contratos firmados.
Como o álcool começou a ser matéria rara, foi mudada a quantidade de álcool adicionada à gasolina, de 25% para 20%, o que fez com que a grande empresa produtora de gasolina deste país precisasse importar gasolina, para não faltar no mercado interno.
Da mesma forma, ela exporta gasolina mais barata e compra mais cara, por força de contratos.
A fábula conta ainda que grandes empresas estrangeiras, como a BP (British Petroleum), compraram no último ano várias grandes usinas produtoras de álcool neste país imaginário, como a Companhia Nacional de Álcool e Açúcar, e já são donas de 25% do setor.
A verdade é que hoje este país exótico exporta o álcool e a gasolina a preços baixos, importa a preços altos um produto inferior, e seu povo paga por estes produtos um dos mais altos preços do mundo.
Infelizmente esta fábula é real e o país onde estas coisas irreais acontecem chama-se Brasil.

CELIO PEZZA é escritor.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Série História: 1º Guerra Mundial

Clique na imagem abaixo, para visualizar melhor:

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

História da Primeira Guerra Mundial, antecedentes, conflitos econômicos, concorrência industrial e comercial, Tríplice Aliança e Tríplice Entente, as trincheiras, participação das mulheres, novas tecnologias, Tratado de Versalhes, conseqüências, resumo

avião da primeira guerra mundial
Avião de combate da Primeira Guerra Mundial
 
Antecedentes

Vários problemas atingiam as principais nações européias no início do século XX. O século anterior havia deixado feridas difíceis de curar. Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial. Enquanto isso, França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor. A insatisfação da Itália e da Alemanha, neste contexto, pode ser considerada uma das causas da Grande Guerra.
Vale lembrar também que no início do século XX havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, principalmente na disputa pelos mercados consumidores. Esta concorrência gerou vários conflitos de interesses entre as nações. Ao mesmo tempo, os países estavam empenhados numa rápida corrida armamentista, já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, no futuro próximo. Esta corrida bélica gerava um clima de apreensão e medo entre os países, onde um tentava se armar mais do que o outro.
Existia também, entre duas nações poderosas da época, uma rivalidade muito grande. A França havia perdido, no final do século XIX, a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco Prussiana. O revanchismo francês estava no ar, e os franceses esperando uma oportunidade para retomar a rica região perdida.
O pan-germanismo e o pan-eslavismo também influenciou e aumentou o estado de alerta na Europa. Havia uma forte vontade nacionalista dos germânicos em unir, em apenas uma nação, todos os países de origem germânica. O mesmo acontecia com os países eslavos.

 
O início da Grande Guerra

O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.
Política de Alianças

Os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares desde o final do século XIX. Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram. De um lado havia a Tríplice Aliança formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha ( a Itália passou para a outra aliança em 1915). Do outro lado a Tríplice Entente, formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Reino Unido.
O Brasil também participou, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos para ajudar os países da Tríplice Entente.
Desenvolvimento. 

As batalhas desenvolveram-se principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território. A fome e as doenças também eram os inimigos destes guerreiros. Nos combates também houve a utilização de novas tecnologias bélicas como, por exemplo, tanques de guerra e aviões. Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas como empregadas.
Fim do conflito

Em 1917 ocorreu um fato histórico de extrema importância : a entrada dos Estados Unidos no conflito. Os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Este fato marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição. Os derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições. A Alemanha teve seu exército reduzido, sua indústria bélica controlada,  perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes teve repercussões na Alemanha, influenciando o início da Segunda Guerra Mundial.
A guerra gerou aproximadamente 10 milhões de mortos, o triplo de feridos, arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias, além de gerar grandes prejuízos econômicos.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Indicação Filme: Menino Maluquinho

   Este filme assisti quando criança, e hoje ao rever, vejo tão quanto é importante ser criança, mesmo que tenhamos crescidos, mas isto não quer dizer que devemos deixar de ser criança.

    Ser criança é :

  - Brincar de gente grande

  - Brincar de dirigir carro

  - Brincar de ensinar os mais novos, e aprender com eles também

   E ao chegar ao fim doa dia, lembrar que tudo não passou de uma brincadeira, onde o mais previlégiado da brincadeira, foi você, foi eu, somos todos...crianças maluquinhas, brincando de ser feliz:


O filme acima esta completo, divirta - se.

Série Games: Ultimate Flash Sonic

Um dos clássicos, Ultimate Flash Sonic.




Para matar a saudade, daquele que fez muita gente ficar horas e horas na frente da telinha, sem se preocupar com horas, refeições e principalmente, dias de provas.



Lugares para conhecer: Bangu - Rio de Janeiro

Bangu é um bairro populoso da cidade do Rio de Janeiro, localizado na zona oeste da cidade. Com 244.518 habitantes (IBGE - 2000), é um dos diferenciais bairros da grande Rio. Dentre os detaques deste bairro, temos o Bangu Shopping, de área total de 140.000 m2.








domingo, 11 de março de 2012

Conceito Bacana da Galera do Acre

Pessoal, tem uma galera que da valor o que tem na vida, enquanto outros vivem a reclamar. No vídeo abaixo é de uma galera que mora no Acre, no bairro da Cohab, e que na maioria das vezes que chove, depois de um calor fora do normal, a galera agradece:


Humor Inteligente: Os Barbixas - Improvável - Linguagem dos Sinais

Certas pessoas escolhem:

   - Assistir Novelas, e trazer isto para sua vida e ditar isto com sendo a regra do jogo.

   - Assistir BBB, e acostumar a tomar conta da vida das outras pessoas, ver o que elas comem, fazem...

   - Assistir Futebol, e preoculpar se no dia seguinte você irá zuar ou ser zuado pelo seus amigos de trabalho.

   - Eu prefiro buscar conhecimentos nas pessoas que demonstram talento em qualquer área, e neste vídeo abaixo, como é imprecionante o dom destas pessoas, em se fazer outras pessoas a sorrir, sem querer ditar regras e sem tomar conta da vida dos outros.



Humor Inteligente

Pessoal, que bacana ver tanta gente talentosa neste mundo. Neste quadro de humor que se chama De Cara Limpa, de Fernando Caruso, no MultiShow, interage locais de alta tensão com humor inteligente, que busca distrair as pessoas nos locais mais tenso.